A oração de arrependimento é um sacramento para o perdão dos pecados. É um dos três sacramentos obrigatórios para a Igreja Católica Romana. Os outros dois são reconciliação e confirmação.
Pode ser feito por clérigos ou leigos, mas deve ser realizado na Igreja Católica, com algumas exceções. Uma pessoa pode confessar seus pecados a um padre, diácono ou bispo que delegou autoridade para ouvir confissões em nome da Igreja.
A pessoa que confessa seus pecados se ajoelha diante de um altar ou imagem de Jesus Cristo e coloca as mãos sobre uma bíblia ou outro objeto que representa o corpo de Cristo. O padre então diz: “Eu te absolvo de seus pecados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.
Uma Oração de Arrependimento
Ó Senhor nosso Deus, bom e misericordioso, reconheço todos os meus pecados que cometi todos os dias da minha vida, em pensamento, palavra e ação; no corpo e na alma igualmente.
Lamento profundamente ter ofendido você e me arrependo sinceramente; com lágrimas eu humildemente oro a você, ó Senhor: por sua misericórdia, perdoa-me todas as minhas transgressões passadas e me absolva delas. ]
Decidi firmemente, com a ajuda de sua graça, e ajustar meu estilo de vida e não pecar mais; para que eu possa andar no caminho dos justos e oferecer louvor e glória ao nome do Pai, Filho e Espírito Santo.
Oração Penitencial
Ó bendito Cristo, meu professor, meu salvador, meu Deus: Você me mandou amar os outros como a mim mesmo. No entanto, muitas vezes é fácil ver as falhas nos outros, pois vejo o seu exterior e comparo-o com o que está dentro de mim.
Aumentei minha bondade e importância em minha própria mente, mas julguei os outros pela menor deficiência, e estou cheio de orgulho tolo.
Juro por esta oração que me esforçarei para seguir sua Palavra, para perdoar todos os que me feriram, para libertar os ressentimentos mesquinhos e rancores que envenenam o mundo com ódio e para ignorar as faltas dos outros;
e peço perdão onde quer que tenha feito mal a meus irmãos e irmãs, que são seus filhos amados, embora eles, como eu, sejam pecadores.
E eu juro, quando eu não cumprir seu mandamento, procurar e confessar meu erro. Perdoe-me, Santo Cristo, e ajude-me a sempre emendar minha vida; Eu oro, com fé na graça que você prometeu ao pecador arrependido.
Oração Penitencial de Santo Ambrósio de Milão
Ó Senhor, que tens misericórdia de todos, tira de mim os meus pecados e misericordiosamente acende em mim o fogo do teu Espírito Santo.
Tira de mim o coração de pedra e dá-me um coração de carne, um coração para te amar e adorar, um coração para se deleitar em Ti, para Te seguir e desfrutar, por amor de Cristo,Um homem.
Oração Penitencial de Santo Agostinho
Ó Senhor, a casa da minha alma é estreita; amplie-o para que você possa entrar. É ruinoso, ó conserte-o! Isso desagrada a Sua visão. Eu confesso, eu sei.
Mas quem o purificará, a quem hei de clamar senão a ti? Limpe-me de minhas falhas secretas, ó Senhor, e poupe Seu servo de pecados estranhos.Um homem.
Oração de Santo Efraim, o Sírio
ÓSenhor e Mestre da minha vida, não me dê o espírito de preguiça, desespero, desejo de poder e conversa fiada. Mas, antes, dê espírito de sobriedade, humildade, paciência e amor ao seu servo.
Sim, ó Senhor e Rei, concede-me ver minhas próprias transgressões e não julgar meu irmão, pois abençoado és para sempre.Um homem.
A “Oração do Pecador”
Querido Deus do céu, venho até você em nome de Jesus. Reconheço-te que sou um pecador e sinto muito pelos meus pecados e pela vida que tenho vivido; Eu preciso do seu perdão.
Eu creio que o seu filho unigênito Jesus Cristo derramou Seu sangue precioso na cruz no Calvário e morreu por meus pecados, e agora estou disposto a abandonar meus pecados.
Você disse em Tua Santa Palavra, Romanos 10: 9, que se confessarmos o Senhor nosso Deus e crermos em nossos corações que Deus ressuscitou Jesus dos mortos, seremos salvos.
Agora mesmo, eu confesso Jesus como o Senhor da minha alma. Com meu coração, acredito que Deus ressuscitou Jesus dos mortos. Neste exato momento eu aceito Jesus Cristo como meu Salvador pessoal e de acordo com Sua Palavra, agora estou salvo.
Obrigado Jesus por sua graça ilimitada que me salvou de meus pecados. Agradeço-te Jesus porque a tua graça nunca leva à licenciosidade, mas sempre conduz ao arrependimento.
Portanto, Senhor Jesus, transforme minha vida para que eu possa trazer glória e honra somente a você e não a mim mesmo.
Obrigado Jesus por morrer por mim e me dar a vida eterna.